Se preparar para ter o melhor atendimento, os melhores processos e ser o melhor profissional você fez, mas você está preparado para gerir a sua própria clínica?
Pode não parecer, mas a sua clínica também é um negócio e você deve fazer uma gestão alinhada aos seus objetivos.
Metas
Definir metas é um dos passos mais importantes. Existem várias metodologias para traçar metas e uma delas é o método SMART. Essa metodologia estabelece critérios para a definição de metas.
O conceito é formado a partir da letra inicial de cada um dos seus atributos em inglês, que são Specific (específico), Measurable (mensurável), Attainable (atingível), Relevant (relevante) e Time based (temporal). Lembrando que nem toda meta tem os todos os atributos citados.
Se você não se adaptar a ela, procure um que faça mais o seu estilo. O importante é saber traçar as metas.
Metas de curto prazo
Essas metas têm um prazo de 3 a 6 meses para serem concluídas, e principalmente crie metas reais, que podem sim ser cumpridas nesse prazo. Um exemplo é criar as redes sociais, começar a divulgação dos serviços que o seu consultório dispõe, pintar uma parede.
Metas de médio prazo
São metas de 6 meses a 2 dois para serem concluídas. Essas metas normalmente tem um trabalho mais pesado para serem realizados.
Metas de longo prazo
São metas que podem levar de 2 anos a 10 anos e isso pode compreender tanto as melhoras na clínica como também novas especializações.
Planejamento
Planejar todos os procedimentos da clínica, definir onde vai ser feito investimentos, quando será feito esses investimentos. O planejamento é o caminho para você conseguir ter uma visão de onde você está atualmente no seu negócio e para onde você quer ir e que ações tomar para isso.
Ter um sistema de agendamento
Ter um sistema que efetua os agendamentos te ajuda a ter um planejamento melhor sobre como será a sua semana e o seu mês. O interessante também é ter esse sistema integrado com um sistema financeiro, onde você consegue ter uma melhor visão sobre os futuros rendimentos.
Marketing
Invista em marketing, para ter um melhor crescimento inicial sem precisar depender do boca a boca dos seus pacientes.
Essas são só algumas dicas para uma melhor gestão da sua clínica. Conte para nós que passos você já segue nos comentários.