Ter um cliente fiel é o desejo de todo profissional, mas como um dentista pode estar fidelizando um paciente? Essa é uma pergunta que sempre é feita.
Mas porque fidelizar um cliente? A fidelização de um cliente tem um custo normalmente de 5 a 7 vezes menor do que o custo de adquirir novos clientes, ele se torna uma fonte recorrente e também se torna um divulgador do seu atendimento com o marketing boca a boca.
Agora que você já sabe os motivos para fidelizar um paciente, vamos as dicas de como fazer isso:
Seja Pontual
A pontualidade é um item que é levado muito em conta quando é avaliado um serviço. Fique atento aos encaixes que possam trazer um efeito cascata de atrasos de outros pacientes, e isso trazendo uma má reputação para seu consultório fazendo que eles não voltem mais.
Personalização de atendimento
A personalização pode ser tanto no ambiente do consultório como também na comunicação.
Dependendo da especialidade o público alvo pode variar entre crianças, jovens, adultos e idosos. Estude a persona ao qual seu público se encaixa para entender o melhor jeito de personalizar o atendimento, depois avaliar qual caminho seguir e quais ações tomar.
Crie Procedimentos
Crie procedimentos padrões para o agendamento, atendimento e o pós atendimento e informe isso a todos os colaboradores, mas cuidado para não robotizar essas ações.
Flexibilize a sua agenda
Ter uma agenda flexível, com a opção de ter uma lista de espera é um diferencial. Quando vagar algum horário é importante já avisar ao cliente que está na lista de espera para poder efetuar o procedimento que ele precisa e com isso você não deixa de ganhar com o cancelamento que teve também.
Mantenha o contato
Faça uma planilha com as datas e procedimentos de cada atendimento, com ela você pode lembrar seus pacientes sobre retorno, sobre a profilaxia anual. Você também pode utilizar uma planilha mandar mensagens de aniversário e outras datas comemorativas.
Fazer essas ações auxiliam na fidelização dos seus paciente, pronto para colocar em prática?